sexta-feira, 25 de julho de 2014

Uma Vila mais que olímpica, uma Vila de sonhos

Leandro Machado, Rio - Judô, basquete, vôlei, atletismo, futsal e futebol são alguns exemplos de tradicionais modalidades esportivas praticadas na Vila Olímpica de Queimados. São cerca de 1.600 crianças e adolescentes matriculados na SEMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) que praticam atividades diariamente, deixando-os assim mais longe das drogas e da criminalidade. A dança também é estimulada na Vila, onde cerca de 100 alunos aprendem balé e jazz. Há 18 anos, a Vila Olímpica Barnabé de Souza faz este trabalho sócio-esportivo e muda a vida das pessoas para melhor. Muito próximo das Olimpíadas, o sonho de mestres e alunos é poder levar, quem sabe, o nome da cidade além das fronteiras limitadas pelos muros e um dos grandes incentivadores e sonhadores é o atual secretário de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro.
Quando chegou à Vila Olímpica para ser professor de basquete, em 1996, o recém-formado em Educação Física percebeu que tinha muito trabalho a fazer. No início, Monteiro se viu obrigado a se desdobrar e ser treinador, atleta, massagista entre outras funções. Aos poucos, chegaram colaboradores, que foram se especializando e, hoje, a Vila tem um quadro de professores gabaritados profissionalmente para exercerem seus cargos. Monteiro relembra as dificuldades do início: “Era muito difícil. Eu e poucos amigos fazíamos tudo. Muito diferente da nossa realidade hoje”, disse Monteiro.
Um dos exemplos é o atual professor de Basquete Bruno Freire. Quando chegou para participar dos treinamentos do esporte na Vila Olímpica, chegou para ser mais um a ajudar a alavancar o esporte em Queimados, porém não sabia que isso também aconteceria na sua vida profissional: “Cheguei aqui e vi muitas dificuldades, mas sempre tivemos muita força de vontade. O Professor Monteiro sempre ajudando e incentivando a me graduar e, hoje, sou formado e conseguimos excelentes resultados no basquete”, afirmou.
Foco nas Olimpíadas
O trabalho pesado dos professores da Vila Olímpica de Queimados vem surtindo efeito. Além da boa estrutura oferecida pelo prefeito Max Lemos, os atletas da Vilaqueimadense ainda contam com a experiência de profissionais de primeira qualidade para a iniciação e a prática esportiva. Um dos frutos desta dedicação é a jovem judoca Brenda Leite, 16. Após começar a praticar o judô com apenas 10 anos na Vila, a jovem é a atual campeã carioca Sub-18 e vai representar a cidade no Campeonato Brasileiro da modalidade em São Luiz do Maranhão entre os dias 31 de maio e 1º de Junho. Ela fala como foi o início do amor pelo esporte: “Foi de repente. Vim assistir um treino de amigos e acabei ficando para treinar. Aí, me apaixonei e os resultados foram acontecendo. Agora quero representar bem a minha cidade no Brasileiro e tentar as Olimpíadas, que é meu grande sonho”, disse a atleta.
Sede de grandes eventos esportivos é motivador
Nos últimos anos, Queimados tem sido cidade anfitriã de grandes eventos esportivos de nível nacional e internacional. Em agosto de 2013, a cidade já recebeu a seleção brasileira no Desafio Internacional de Judô. O campeonato reuniu também as seleções da Espanha, Hungria e Cuba. E o município deu sorte à seleção tupiniquim, que foi vencedora no feminino e no masculino. Um mês antes, em julho, a cidade recebeu mais de 1.500 atletas de todo estado para o Torneio Inter-Regional de Judô. Ainda em 2013, Queimados disputou o Torneio Carioca de Basquete recebendo grandes adversários como o Botafogo, por exemplo. Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Queimados, Professor Luiz Carlos Monteiro, fala sobre a cidade hospedar estes grandes eventos esportivos: “É importante incentivar a prática do esporte, principalmente com a realização de grandes competições. A meninada vem acompanhar, se interessa e começa a praticar. Assim podem sair grades atletas”, finalizou Monteiro.
A Vila Olímpica de Queimados está aberta para atendimento ao público de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para os interessados em fazer parte dos projetos esportivos, é só comparecer com o responsável portando comprovação de matrícula em qualquer rede de ensino, documentos de identidade e duas fotos 3x4.
Recordista de participação nos Jogos da Baixada
Nestas 17 edições dos jogos da Baixada, teve uma figurinha que participou de todas elas: o atual secretário de Esporte e Lazer de Queimados, Luiz Carlos Monteiro. Atleta de basquete, vôlei, futebol, futsal, atletismo, além de maqueiro, roupeiro, treinador, entre outras atividades. Poderíamos adjetivar o professor de versátil. Formado em Educação física, Monteiro sempre foi um dos grandes incentivadores da prática esportiva na Baixada Fluminense. Prova disso é que as atividades citadas acima foram desenvolvidas em todas 17 edições dos jogos da Baixada, competição multiesportiva, promovida anualmente pelo Jornal O Dia. Com isso, Monteiro é o único secretário a participar de todas as edições dos Jogos.  Outro dado importante é que Queimados é o único município que teve representantes em todas as modalidades nestes 17 anos de competição.
Professor Monteiro relembra os primeiros momentos dos Jogos da Baixada e as dificuldades enfrentadas para a formação das equipes: “No início não havia limite de idade. Eu organizava, jogava e era o técnico de várias modalidades. Era muito difícil formar times e nós ainda estávamos começando a consolidar a nossa Vila Olímpica”, disse o secretário.
Fotos: William Wallace e Luiz Ambrósio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.