sexta-feira, 3 de maio de 2013

Queimados receberá clínica gratuita de capacitação de basquete

Fotos: Felipe Carvalho
Desenvolver o crescimento de uma criança utilizando o esporte, onde são expostas habilidades motoras, sociais e emocionais. Esta é a missão do minibasquete, que terá uma clínica de capacitação gratuita no Município de Queimados, promovida pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), nos dias 17 e 18 de maio. O evento contará com a palestra do técnico do Botafogo, Rodrigo Rocha e será realizado no Ginásio Esportivo Municipal, localizado na Avenida Vereador Marinho de Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembu.

A atividade é destinada aos professores de educação física, aos profissionais e atletas de basquete e tem por objetivo identificar, valorizar e fomentar o debate em torno do esporte como ferramenta na educação e na promoção de transformação social. No final da clínica, os participantes receberão apostilas, certificados de participação, brindes e medalhas. Os interessados em participar do evento já podem se inscrever comparecendo a Sede da SEMEL, localizada na Avenida Maracanã, s/nº - Vila Pacaembu, ou pelos telefones (21) 3698-1188 e (21) 3698-1191. 

De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, a grande essência do minibasquete é a utilização da motivação do desporto para incorporar valores educativos. “O minibasquete vem como estímulo a integração e socialização entre as crianças, além de difundir, democratizar e incentivar a prática do basquete como forma de promoção da saúde física e mental. Queimados atualmente é o celeiro do basquete na Baixada, acredito que por isso, fomos o município escolhido pela CBB para sediar a clínica na Região”, frisou Monteiro. 

Esporte como instrumento educativo

O Minibasquete é um desporto dedicado exclusivamente para crianças, através da adaptação ao jogo com bola pequena, tabela fixa e regras. Por isso, possui características próprias, se diferenciando do basquetebol tradicional em vários aspectos, colocando ao alcance das crianças todas as vantagens e os valores do desporto, não contrariando seus princípios nem exigindo esforços incompatíveis com a idade dos 6 aos 12 anos dos participantes.

Por isso, deve corresponder as exigências do seu crescimento pedagógico e fisiológico, respeitando e promovendo a sua necessidade de socialização. As suas principais diferenças em relação ao Basquetebol são as medidas reduzidas do campo e da bola e a ênfase nas regras e comportamentos e de coletivismo. O mais importante neste jogo a ser observado nas regras é a altura da cesta para dar a oportunidade às crianças de adquirirem aptidão técnica sem esforço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.